Saude alimentar do campo para a cidade

Saúde alimentar em casa e no campo

Hoje é o Dia Mundial da Saúde e vamos falar de Saúde Alimentar!

Estamos diante de um período em que a saúde, mais do que nunca, se tornou a pauta central da VIDA!

Saber verdadeiramente do que você se alimenta, de onde vem e o que está contido neste item alimentício, passou a simbolizar uma mudança de estado de consciência e o fortalecimento do próprio sistema imunológico do seu corpo.

O que só você pode fazer para oferecer ou manter a melhor saúde possível para si e ao seu redor?

Essa é uma pergunta frequente e difícil, que me visita sempre…

Após um ano de pandemia, só nos resta (re)considerarmos nossas práticas diárias, em prol da saúde plena e em todos os ambientes, em cada profissão e em todos os níveis!

Seja sua própria saúde e de sua família, ou ainda a saúde da terra onde cultivamos nossos alimentos ou a saúde do planeta como um todo.

A atitude dos pequenos agricultores pode gerar vida, saúde e bem-estar tendo impacto positivo na saúde da terra, dos alimentos, da economia e das pessoas que produzem alimentos até o consumidor final.

Isso nos mantém de pé com firmeza, nutre com qualidade e beneficia MUITOS?

Se a resposta é sim, que bacana! Isso é a tal da sustentabilidade social, econômica e ambiental na prática…

Saúde Alimentar
Colheita do Pepino sem agrotóxico, no quintal do Lar Doce Lar

Que ação prática deve servir como um guia para exercermos nossa escolha individual, em nome da própria saúde e sem perder de vista a possibilidade de beneficiar o maior número de pessoas ao nosso redor?

Não me refiro a uma obrigação, regra ou lei, quero dizer uma ATITUDE voluntária, a partir da percepção dos benefícios reais de que o que faz bem para mim, fará bem para os outros (contrapondo a ideia que diz que se faz mal para mim, fará mal para os outros também).

Um exemplo clássico é o uso de defensivos químicos aplicados em áreas de cultivo de alimentos!

A produção de alimentos para fins comerciais, ou até domésticos, pode ser um teste de coerência e até de responsabilidade em relação ao que chegará às mesas para nutrir algumas ou muitas famílias.

Por aqui no meu quintal a luta é acirrada com algumas “pragas”, porém quando a solução sugerida é algo que é tóxico na aplicação para mim, eu já fico alerta e TRAVO!

Se tenho que usar Equipamentos de Proteção Individual (EPI), é porque boa coisa não é… certo?

Logo penso: se é ruim para mim, será ruim para o solo, para o alimento que quer e merece crescer saudável!

Garantia de resultado que “afaste” a praga que se quer combater de vez é sempre uma INCERTEZA seguida de um alto custo!

Daí penso, respiro o AR PURO que me resta …

Imediatamente me pergunto: o que posso aplicar para afastar essa praga que não afete negativamente a minha saúde, os elementos fundamentais da natureza (ar, terra e água) e a qualidade do alimento que eu quero que cresça?

ESCOLHER um caminho curto e arriscado ou um caminho que parece ser longo, pouco conhecido e que pode resolver essa equação de forma sustentável e saudável?

Escolher o que se quer COLHER, por fim, talvez seja a resposta para nortear nosso comportamento quanto produtor de alimentos ou mesmo quanto consumidor, em busca de hábitos de consumo saudável no curto, médio e longo prazo, para si e ao seu redor.

Uma das alternativas com resultados positivos é a agroecologia que combina o conhecimento científico das ciências agrárias, da saúde, humanas e sociais e as técnicas e saberes populares (dos povos tradicionais), gerando uma agricultura sustentável que provém SAÚDE e a vida digna, gerando a devida soberania e segurança alimentar e nutricional que será o grande diferencial em forma de SUPER ALIMENTO NATURAL SEM DEFENSIVOS QUÍMICOS.

Efeitos colaterais para quem aplica os agrotóxicos e quem consome os alimentos com agrotóxicos são grandes, tal como aponta o informativo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

https://www.inca.gov.br/exposicao-no-trabalho-e-no-ambiente/agrotoxicos

Por hoje, deixo essa reflexão sobre Saúde Alimentar em nome da minha busca incansável por uma vida saudável, coerente e melhor!

Celebremos a vida que temos por hoje, com gratidão e otimismo ativo!

Compartilhe este Post:

Deixar Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Jana Carvalho

Aguardando texto curto (mini biografia) da Jana Rural para inserir neste local.

Inscreva-se na nossa lista e baixe o livro digital

Ao se inscrever, você terá acesso ao ebook e ainda receberá nossas novidades, dicas e conteúdos exclusivos sobre Turismo Rural.

Últimos Posts