O processo e a realização do meu maior sonho

Já realizei alguns sonhos na minha vida. Mas de todos eles, fazer o caminho de Santiago de Compostela a pé foi, de longe, a minha maior conquista nesta vida até o momento. Foram doze anos de espera entre o despertar do interesse em peregrinar pelo norte da Espanha até a possibilidade de embarcar nesta viagem para realizar meu sonho. O universo conspirou ao meu favor: mesmo sem saber que iria viajar, eu já estava na luta contra a balança, com um programa sério de reeducação alimentar e correndo atrás de um bom condicionamento físico. A compra da passagem foi uma injeção de ânimo, sem falar que o novo foco da minha vida passou a ser bem mais interessante.  A partir de então, foi como me apropriar de cada fase da minha própria evolução: ter consciência e dedicação plena durante todo o processo de gestação deste sonho edificante e muito mais próximo de se tornar real.

Estar comprometida de corpo e alma com o desenvolvimento deste projeto me fez crescer internamente, o que me permitiu sentir as enormes mudanças de atitude e de comportamento durante a fase de preparação. Isso gerou mais confiança e motivação para seguir adiante, enfrentando os muitos receios e medos que foram surgindo.

Desde o engatinhar na busca de informação até o primeiro passo no caminho rumo a Santiago (para atravessar os Pireneus) eu já estava muito feliz e grata por ser coroada com tamanha oportunidade.

Era como se eu fosse uma verdadeira “metamorfose ambulante“, não só por estar de fato em movimento, mas porque me sentia internamente em desenvolvimento. Confesso que a satisfação e a felicidade oscilavam à medida que, naquele verão, outros milhares de passos se repetiram, acompanhados de desafios repletos de maravilhosas descobertas. Foram 49 dias até Santiago e, não satisfeita, fui até Finisterre para um final triunfante junto ao oceano, após 900 quilômetros de caminhada vividos intensamente!

A coragem foi sustentada até o fim deste fantástico e enriquecedor ciclo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Acredito que todos nós somos capazes de alcançar nossas metas. Esbarrei algumas vezes no meu próprio limite, até então desconhecido. Fui conhecendo e reavaliando minha bagagem emocional, refletindo sobre e selecionando o que realmente importava e o que deveria ficar para trás, e cada dia era único, pois eu me reconstruía a cada amanhecer. A energia do caminho me jogava sempre para a frente.

VALEU MUITO A PENA CADA PASSO! Valeu cada minuto investido em minha preparação física, emocional e espiritual nesta desafiadora jornada, afinal, na realidade eu já estava “vivendo o caminho” mesmo sem ter saído do Brasil. Este investimento de tempo me deu força para lidar melhor com cada surpresa que surgia. Concordo com aqueles que dizem que o caminho começa quando se decide ir…

Agora me resta desbravar novos caminhos e realizar outros sonhos!

BUEN CAMINO A TODOS! 🙂

Compartilhe este Post:

Deixar Comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Jana Carvalho

Peregrina do Caminho de Santiago de Compostela e observadora de aves , cultiva a atenção ao detalhe e a paixão pela natureza. É turismóloga de formação e aventureira de coração!

Inscreva-se na nossa lista e baixe o livro digital

Ao se inscrever, você terá acesso ao ebook e ainda receberá nossas novidades, dicas e conteúdos exclusivos sobre viagem de transformação, autoconhecimento e coaching.

Últimos Posts